Ecologia de Joana Bértholo: ecos de Huxley e Orwell na contemporaneidade portuguesa

Sinopse:

Numa sociedade que se fundiu com o mercado – tudo se compra, tudo se vende – começamos a pagar pelas palavras. A estranheza inicial dá lugar ao entusiasmo. Afinal, como é que falar podia permanecer gratuito?
Há seis mil idiomas no mundo. Seis mil formas diferentes de dizer «ecologia», e tão pouca ecologia. Seis mil formas diferentes de dizer «paz», e tão pouca paz. Seis mil formas diferentes de dizer «juntos», e é cada um por si.

Retirado do website da editora: www.leyaonline.com

Captura de ecrã 2018-09-21, às 16.31.02

Por que razão deve ler este livro?

Ecologia de Joana Bértholo foi publicado em Junho de 2018. Devo dizer, desde já, que sou fã desta autora. Lembro-me que nas aulas de Literatura Portuguesa Contemporânea, na faculdade, o nosso professor chegou com umas ideias académicas profundamente norte-americanas, que implicava muita leitura. MUITA. Fiquei toda contente. Havia de Joana Bértholo constava na lista de bibliografia. Foi assim que me cruzei com a obra desta autora portuguesa.  Gostei imenso desse livro, mas foi com O Lago Avesso que me rendi.

Bértholo nasceu em Lisboa, em 1982, tendo vivido na Índia, Berlim, Buenos Aires e Sevilha. Estudou Design, mas doutorou-se em Estudos Culturais. É vencedora de vários prémios literários.

Neste romance, a autora apresenta-nos uma sociedade, na qual se acaba de instaurar o mercado das palavras. Como poderia a palavra continuar gratuita…? Transportou-me inevitavelmente para os universos de Huxley ou OrwellEcologia é um texto que coloca em confronto as problemáticas da sociedade actual: a escassez de liberdade, a tentativa de aniquilação dos universos privados, as consequências do capitalismo, o império das redes sociais, a desconexão profunda nas relações individuais e questões de saúde tipicamente contemporâneas como a ansiedade.

A estrutura deste livro afasta-se das normas tradicionais. É-nos apresentado um fio condutor claro, porém confrontamo-nos com varias telas narrativas que vão compondo este romance singular e poderoso. Aconselho este livro a todos que queiram explorar vozes portuguesas contemporâneas!

Gostaria de agradecer à Leya por me enviar um exemplar gratuitamente. Poderão comprar o livro aqui.

Detalhes do Livro:
Editor: Caminho
Publicado em: Junho 2018
Formato: Capa mole
Pages: 504
Price: 23,90€

4 stars

Advertisements

One thought on “Ecologia de Joana Bértholo: ecos de Huxley e Orwell na contemporaneidade portuguesa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s