Sinopse:
Numa sociedade que se fundiu com o mercado – tudo se compra, tudo se vende – começamos a pagar pelas palavras. A estranheza inicial dá lugar ao entusiasmo. Afinal, como é que falar podia permanecer gratuito?
Há seis mil idiomas no mundo. Seis mil formas diferentes de dizer «ecologia», e tão pouca ecologia. Seis mil formas diferentes de dizer «paz», e tão pouca paz. Seis mil formas diferentes de dizer «juntos», e é cada um por si.
Retirado do website da editora: www.leyaonline.com
Por que razão deve ler este livro?
Ecologia de Joana Bértholo foi publicado em Junho de 2018. Devo dizer, desde já, que sou fã desta autora. Lembro-me que nas aulas de Literatura Portuguesa Contemporânea, na faculdade, o nosso professor chegou com umas ideias académicas profundamente norte-americanas, que implicava muita leitura. MUITA. Fiquei toda contente. Havia de Joana Bértholo constava na lista de bibliografia. Foi assim que me cruzei com a obra desta autora portuguesa. Gostei imenso desse livro, mas foi com O Lago Avesso que me rendi.
Bértholo nasceu em Lisboa, em 1982, tendo vivido na Índia, Berlim, Buenos Aires e Sevilha. Estudou Design, mas doutorou-se em Estudos Culturais. É vencedora de vários prémios literários.
Neste romance, a autora apresenta-nos uma sociedade, na qual se acaba de instaurar o mercado das palavras. Como poderia a palavra continuar gratuita…? Transportou-me inevitavelmente para os universos de Huxley ou Orwell. Ecologia é um texto que coloca em confronto as problemáticas da sociedade actual: a escassez de liberdade, a tentativa de aniquilação dos universos privados, as consequências do capitalismo, o império das redes sociais, a desconexão profunda nas relações individuais e questões de saúde tipicamente contemporâneas como a ansiedade.
A estrutura deste livro afasta-se das normas tradicionais. É-nos apresentado um fio condutor claro, porém confrontamo-nos com varias telas narrativas que vão compondo este romance singular e poderoso. Aconselho este livro a todos que queiram explorar vozes portuguesas contemporâneas!
Gostaria de agradecer à Leya por me enviar um exemplar gratuitamente. Poderão comprar o livro aqui.
Detalhes do Livro:
Editor: Caminho
Publicado em: Junho 2018
Formato: Capa mole
Pages: 504
Price: 23,90€
One thought on “Ecologia de Joana Bértholo: ecos de Huxley e Orwell na contemporaneidade portuguesa”