Beautiful Boy de David Sheff: um relato comovente e inesquecível

Por que razão deves ler este livro?

Beautiful Boy de David Sheff – título que nos remete à lindíssima canção de John Lennon – é um comovente testemunho de um pai que assiste a um longo período de dependência de drogas do seu filho Nic e de várias tentativas de reabilitação.

Apaixonado por autores misantropos como Henry Miller, Ernest Hemingway e Charles Bukowski e bandas de rock e grunge dos anos 80/90 como Guns N’ Roses e Nirvana, Nic descobre o mundo das drogas, mas é a metanfetamina que o fascina.

Beautiful Boy tornou-se, sem sombra de dúvida, um dos meus livros favoritos DE SEMPRE. Para além de muitíssimo bem escrito, é um relato honesto, profundo e extremamente comovente. Além de David Sheff narrar a história da sua família, o autor apresenta também muitos dados de pesquisa, que foi recolhendo ao longo dos anos para ajudar Nic. Fiquei chocada quando li que 6,000 jovens experimentam droga pela primeira vez por hora, nos Estados Unidos da América. Enfim, leiam este livro! É simplesmente fenomenal.

Vi também a adaptação cinematográfica, com o Steve Carell e o Timothée Chamalet e gostei muito. É importante referir que Nic Sheff também escreveu um livro de memórias, no qual conta as suas experiências com a droga. Assim, o realizador partiu de ambos os livros para construir a narrativa cinematográfica. Não só temos a perspectiva do pai, David Sheff, mas também de outros eventos experienciados pelo filho. Recomendo muito!!

Gostaria de agradecer à editora Presença por me enviar um exemplar gratuitamente. Poderão comprar o livro aqui.

IMG_9435

Sinopse:

«Que aconteceu ao meu filho? E à nossa família? Que fiz eu de errado?»

Estas foram perguntas dolorosas que martirizaram David Sheff durante o longo período de dependência de drogas do seu filho Nic e de várias tentativas de recuperação. Antes de se tornar toxicodependente, Nic Sheff era um rapaz encantador, alegre e divertido, um aluno excelente, praticante de desporto e adorado pelos dois irmãos mais novos.

A toxicodepência fez dele um débil fantasma de si mesmo, que mentia, roubava e vivia na rua. Neste livro, David Sheff descreve os primeiros sinais de aviso – a negação, os telefonemas de madrugada – É o Nic?É da polícia?É do hospital? -, e como a sua preocupação com Nic se tornou obsessiva, um vício em si mesmo e um peso tremendo para toda a família.

Mas, graças à sua experiência de jornalista, David dedicou-se a uma intensa pesquisa de todos os meios de tratamento disponíveis que pudessem salvar o seu filho. E, mais importante ainda, recusou-se a desistir de Nic. Autêntico e profundamente comovente, este é o testemunho da dedicação e do amor por um filho à beira do abismo.

85BA5EFE-BB19-484D-8D64-B36BCF5C7758

IMG_9415

Detalhes do Livro:
Editor: Presença
Publicado em: Novembro de 2018
Formato: Capa mole
Pages: 424
Price: 18,50€

5stars

Advertisements

One thought on “Beautiful Boy de David Sheff: um relato comovente e inesquecível

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s