Por que razão deves ler este livro?
Luanda Lisboa Paraíso é o segundo romance da escritora Djaimilia Pereira de Almeida e estou completamente rendida. Quero ler bem em breve o seu primeiro livro, Esse Cabelo! Neste romance, Cartola e Aquiles abandonam Luanda e partem para a Lisboa dos anos 80, deixando a restante família para trás. Lisboa, mais do que se afigurar como uma terra de oportunidades, simboliza a possibilidade de tratamento de um problema no calcanhar que Aquiles tem desde nascença. Porém, todos os sonhos e ilusões rapidamente se dissipam. A vida em Portugal, para este pai e filho, acaba por se revelar bastante precária, o que culmina na mudança das duas personagens para o bairro de lata fictício, chamado Paraíso.
Ler este livro fez-me perceber que tenho muitas saudades de ler literatura angolana. Há uma inocência, humor e simplicidade na literatura contemporânea dos autores com raízes angolanas que adoro e o estilo de Djaimilia enquadra-se nessa vaga de autores. ✍️ Ainda relativamente à escrita, sublinho que este livro tem passagens lindíssimas e inesquecíveis.
Além da escrita incrível, Luanda Lisboa Paraíso centra-se e denuncia temas prementes, permitindo-nos olhar criticamente a migração angolana e a precariedade e desilusão que Portugal oferece a esses mesmos migrantes.
Gostaria de agradecer à Gosto de Ler por me enviar um exemplar gratuitamente. Poderão comprar o livro aqui.
“De Portugal, a cidadania dos mortos foi o seu único visto de residência.”
Sinopse:
Chegados a Lisboa, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo. Será esta amizade capaz de os salvar?
«Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.»
Luanda, Lisboa, Paraíso, o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas obscuras, em que esperança e pessimismo, desperdício e redenção, surgem lado a lado.
One thought on “Luanda Lisboa Paraíso de Djaimilia Pereira de Almeida”